sábado, 11 de dezembro de 2010
Igualdade de Género
Na passada 6ªfeira dia 10 de Novembro começamos a realizar os azulejos para a construção de um painel que tem como tema a "igualdade de Género". Este trabalho feito em parceria com a IEBA, vai contar com a participação de todos os alunos do 3º ciclo que tenham Educação Visual.
Cada aluno irá realizar um azulejo tendo como técnica o vidrado, e muita criatividade.
Fica o registo dos primeiros trabalhos.
domingo, 21 de novembro de 2010
terça-feira, 2 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
Curiosidade… à volta da Pintura de Mona Lisa
O sorriso de Mona Lisa já despoletou várias teorias, entre elas uma que defende que se deve ao facto de Gioconda estar secretamente grávida. Sigmund Freud, por seu lado, interpretava a figura enigmática de Mona Lisa como uma simbiose entre o sorriso da sua mãe adoptiva e o olhar triste de sua mãe natural. A teoria mais aceite é a de que Mona Lisa não é mais do que um auto-retrato do artista. Alguns testes com raio-X comprovam esta teoria.
Recolha feita por: Mariana Jorge – 7ºB
Leonardo da Vinci
Principais momentos da vida de Da Vinci: Leonardo da Vinci nasceu em 15/04/1452, na localidade de Vinci (Itália). Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior génio. Trabalhou nas seguintes áreas: pintura, arquitetura, botânica, matemática, música, engenharia, anatomia, geologia, óptica. As suas ideias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações. Estagiou no estúdio de Verrochio (importante artista da época), em Florença. Foi viver para Milão a 1481, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Leonardo trabalhou principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado a Mona Lisa. Convidado por Francisco I , viajou para a França em 1516, onde faleceu no ano de 1519.
Obras Mais Importantes:
Mona Lisa, Última Ceia, Anunciação, Virgem dos Rochedos, O batismo de Cristo, A sagrada família e o cordeirinho
KEVIN RAMOS
7ºB Nº13
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Leonardo di ser Piero da Vinci, nasceu no dia 15 de Abril de 1452.
Foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como: pintor, escultor, arquitecto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.
É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença.
Foi educado no atelier do renomado pintor florentino, Verrocchio.
Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas e mais reproduzidas de todos os tempos.
Leonardo é considerado pela sua engenhosidade tecnológica, gerou ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, etc.
Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.
Vocabulário:
Polímata – Pessoa que aprendeu muitas coisas ou muitas ciências.
Anatomista – Pessoa que se ocupa de dissecar os corpos organizados para lhe estudar a estrutura.
Aviação – Navegação aérea com aparelhos mais pesados que o ar.
Balística – Pessoa que estuda a ciência do movimento de projécteis lançados no espaço por uma força determinada.
Hidrodinâmica – Parte da física que os fenómenos dos líquidos.
Trabalho realizado por:
Matilde Santos, nº18, 7ºB
domingo, 10 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
quinta-feira, 20 de maio de 2010
terça-feira, 27 de abril de 2010
Casa das Histórias – Museu Paula Rego
Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Oriunda de uma família republicana e liberal, tendo residido durante a infância e adolescência no Estoril. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal Salazarista dos anos 50, Paula Rego ingressa na prestigiada Slade School of Fine Art, em Londres, com apenas 17 anos.
O reconhecimento de Paula rego acontece desde bastante cedo, mas será a partir dos anos 90, aos 50 anos de idade, que se tornará num nome incontornável no panorama artístico mundial.
A colecção acolhe um extraordinário conjunto de obras de pintura, desenho e gravura da artista, em distintos suportes e técnicas, abrangendo o período cronológico de cerca de 50 anos do seu muito produtivo percurso artístico.
O projecto de arquitectura de Eduardo Souto Moura retoma um espírito contemporâneo, alguns aspectos históricos da região e distingue-se de imediato na paisagem por duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho.
O Projecto e o arquitecto são da escolha da artista, que imaginou um espaço funcional e acolhedor para os visitantes.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
www.mude.pt
O Mude é um museu para todas as expressões de design dos séculos XIX e XX, do design gráfico ao design urbano, passando pela moda e equipamento, da produção em série ao design de autor. Espólio de excelência pelos criadores representados e pela qualidade dos objectos reunidos, a colecção Francisco Capelo, adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, conta actualmente com 2500 peças de design de equipamento e de moda, permitindo conhecer a história do gosto e das formas.
Em plena Baixa Pombalina, o edifício ocupa o quarteirão formado pela Rua Augusta e Rua da Prata, Rua do Comércio e Rua São Julião. Com projecto do arquitecto Cristino da Silva, as obras decorreram entre 1951 e 1964, no âmbito do centenário do Banco Nacional Ultramarino. Este edifício distinguiu-se pelo balcão do piso térreo, pela excelência de materiais e sofisticação de soluções. Posteriormente foi adquirido pela Caixa Geral de Depósitos, que deu início a um projecto de remodelação do espaço. As obras acabaram por ser suspensas e o edifício ficou com os seus interiores na sua quase totalidade destruídos. Com oito pisos, tem uma área total de aproximadamente 14.000 m2.
A sua adaptação ao museu procura tirar partido das preexistências, longe da ideia clássica de um museu contentor branco, afirmando-se com identidade arquitectónica singular.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
ANDY WARHOL
Andy Warhol é de nacionalidade americana.
Viveu na segunda metade do Séc. XX.
O seu estilo artístico enquadra-se em conceitos de singularidade e massificação - Art Pop.
Com Warhol, a arte representa e representa-se.
Warhol usa a arte, a moda, a publicidade como meios de afirmação de uma cultura urbana, pop, mediática e pragmática, onde o evento resulta de uma estratégia de fusão recíproca entre as referências de uma cultura popular.
A imagem de Warhol era singular, todos dias usava uma peruca nova.
Explorou todos os meios de produção cultural, deixando-nos um colossal legado artístico.
Ana Micaela 9ºb nº1
domingo, 14 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
A LINHA
A linha é um dos elementos básicos da composição visual, podemos dizer que é um ponto em movimento, é a partir dela que o desenho acontece. A linha de contorno é o inicio… tendo a consciência que as "coisas" não tem linha de contorno é algo subjectivo, inerente à forma.
Partindo deste elemento construtivo da composição, os alunos de 7º Ano imaginaram uma cidade, construída com linhas, a técnica utilizada a "colagem".