O Mude é um museu para todas as expressões de design dos séculos XIX e XX, do design gráfico ao design urbano, passando pela moda e equipamento, da produção em série ao design de autor. Espólio de excelência pelos criadores representados e pela qualidade dos objectos reunidos, a colecção Francisco Capelo, adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, conta actualmente com 2500 peças de design de equipamento e de moda, permitindo conhecer a história do gosto e das formas.
Em plena Baixa Pombalina, o edifício ocupa o quarteirão formado pela Rua Augusta e Rua da Prata, Rua do Comércio e Rua São Julião. Com projecto do arquitecto Cristino da Silva, as obras decorreram entre 1951 e 1964, no âmbito do centenário do Banco Nacional Ultramarino. Este edifício distinguiu-se pelo balcão do piso térreo, pela excelência de materiais e sofisticação de soluções. Posteriormente foi adquirido pela Caixa Geral de Depósitos, que deu início a um projecto de remodelação do espaço. As obras acabaram por ser suspensas e o edifício ficou com os seus interiores na sua quase totalidade destruídos. Com oito pisos, tem uma área total de aproximadamente 14.000 m2.
A sua adaptação ao museu procura tirar partido das preexistências, longe da ideia clássica de um museu contentor branco, afirmando-se com identidade arquitectónica singular.
Sem comentários:
Enviar um comentário