terça-feira, 27 de abril de 2010

Casa das Histórias – Museu Paula Rego




Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa. Oriunda de uma família republicana e liberal, tendo residido durante a infância e adolescência no Estoril. Incentivada pelo pai a prosseguir o seu desenvolvimento artístico fora do Portugal Salazarista dos anos 50, Paula Rego ingressa na prestigiada Slade School of Fine Art, em Londres, com apenas 17 anos.


O reconhecimento de Paula rego acontece desde bastante cedo, mas será a partir dos anos 90, aos 50 anos de idade, que se tornará num nome incontornável no panorama artístico mundial.


A colecção acolhe um extraordinário conjunto de obras de pintura, desenho e gravura da artista, em distintos suportes e técnicas, abrangendo o período cronológico de cerca de 50 anos do seu muito produtivo percurso artístico.


O projecto de arquitectura de Eduardo Souto Moura retoma um espírito contemporâneo, alguns aspectos históricos da região e distingue-se de imediato na paisagem por duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho.


O Projecto e o arquitecto são da escolha da artista, que imaginou um espaço funcional e acolhedor para os visitantes.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

www.mude.pt








O Mude é um museu para todas as expressões de design dos séculos XIX e XX, do design gráfico ao design urbano, passando pela moda e equipamento, da produção em série ao design de autor. Espólio de excelência pelos criadores representados e pela qualidade dos objectos reunidos, a colecção Francisco Capelo, adquirida pela Câmara Municipal de Lisboa, conta actualmente com 2500 peças de design de equipamento e de moda, permitindo conhecer a história do gosto e das formas.



Em plena Baixa Pombalina, o edifício ocupa o quarteirão formado pela Rua Augusta e Rua da Prata, Rua do Comércio e Rua São Julião. Com projecto do arquitecto Cristino da Silva, as obras decorreram entre 1951 e 1964, no âmbito do centenário do Banco Nacional Ultramarino. Este edifício distinguiu-se pelo balcão do piso térreo, pela excelência de materiais e sofisticação de soluções. Posteriormente foi adquirido pela Caixa Geral de Depósitos, que deu início a um projecto de remodelação do espaço. As obras acabaram por ser suspensas e o edifício ficou com os seus interiores na sua quase totalidade destruídos. Com oito pisos, tem uma área total de aproximadamente 14.000 m2.



A sua adaptação ao museu procura tirar partido das preexistências, longe da ideia clássica de um museu contentor branco, afirmando-se com identidade arquitectónica singular.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ANDY WARHOL




Andy Warhol é de nacionalidade americana.


Viveu na segunda metade do Séc. XX.


O seu estilo artístico enquadra-se em conceitos de singularidade e massificação - Art Pop.


Com Warhol, a arte representa e representa-se.


Warhol usa a arte, a moda, a publicidade como meios de afirmação de uma cultura urbana, pop, mediática e pragmática, onde o evento resulta de uma estratégia de fusão recíproca entre as referências de uma cultura popular.


A imagem de Warhol era singular, todos dias usava uma peruca nova.


Explorou todos os meios de produção cultural, deixando-nos um colossal legado artístico.






Ana Micaela 9ºb nº1

Como fazer bonecos em espuma - TABORDA